Sabe com quem está falando?, organização Luiz Ruffato

11.10.2012 - Livro

Sobre o livro:

 

Grandes autores brasileiros, de Machado de Assis a João Ubaldo Ribeiro, escrevem sobre a corrupção e os jogos de poder que marcaram a História do Brasil.

Ao escolher para título do livro uma frase que todos já ouvimos – Sabe com quem está falando? –  Luiz Ruffato condensa em poucas palavras aquilo que aparece todos os dias nas notícias, mas também nos aspectos mais cotidianos da vida dos brasileiros, aquilo que passa de geração em geração, encontrando sempre novas formas e novos protagonistas.

Ao escolher essa frase para título, o organizador anuncia também o lado ridículo e pomposo que tantas vezes anda associado ao exercício do poder, ressaltando o humor e não apenas os danos resultantes dessa prática tão disseminada.

O humor, aliás, é parte importante desta série de contos, que vai muito além do lugar-comum da corrupção do político que pretende enriquecer e ampliar sua influência. De Graciliano Ramos a Marçal Aquino, passando por Lima Barreto, João do Rio  ou João Ubaldo Ribeiro, correndo 150 anos de História, estes relatos mostram a visão particular de cada autor, mas também o contexto social e político, as relações de poder entre militares, dignitários do Estado, jornalistas, cidadãos e desgraçados.

O tema pode ser sério, mas este livro consegue, através do talento literário, da perspectiva e do senso de humor dos escritores que nele participam, revelar a comédia que anda sempre associada aos jogos de poder. Faz rir, mas também nos faz refletir.

Nesta coleção, Língua Franca, a editora Língua Geral já publicou Entre Nós, contos sobre homossexualidade (2007) e Questão de pele, contos sobre preconceito racial (2009).

 

Autores da antologia Sabe com quem está falando?:

Machado de Assis, Artur de Azevedo, José Veríssimo, Alberto Rangel, João do Rio, Lima Barreto, Godofredo Rangel, Adelino Magalhães, Graciliano Ramos, Alcântara Machado, Erico Veríssimo, Marques Rebelo, Otto Lara Resende, Lygia Fagundes Telles, Marcos Rey, João Ubaldo Ribeiro, Sérgio Sant’Anna, Luiz Vilela, Luiz Antonio de Assis Brasil, Marçal Aquino.

Sobre o organizador:

Luiz Ruffato nasceu em Cataguazes, em 1961. É contista e romancista. Entre seus livros, Eles eram muitos cavalos, romance publicado em 2001, recebeu, da Associação Paulista de Críticos de Arte, o prêmio de melhor romance e, da Fundação Biblioteca Nacional, o prêmio Machado de Assis. A partir de 2005, começou a publicar os volumes da série Inferno provisório, seu projeto ficcional mais amplo. Em 2007, organizou, para a editora Língua Geral, a antologia Entre nós, o primeiro título da coleção Língua Franca. Publicou ainda o romance De mim já nem se lembra e, em 2009, organizou para a editora Língua Geral um novo título da coleção Língua Franca, a antologia Questão de pele, sobre preconceito racial. No mesmo ano lançou o romance Estive em Lisboa e lembrei de você, finalista dos prêmios Portugal Telecom e São Paulo de Literatura.