Estação das chuvas, de José Eduardo Agualusa

02.07.2012 - Livro


Sobre o livro

Luanda, 1992, recomeço da guerra civil angolana. Historiadora e poeta, Lídia do Carmo Ferreira desaparece misteriosamente. É mais um fato que atesta o presságio de Vavó Fina (“A vida vai-te comer”) sobre o destino de Lídia. Em busca de esclarecimentos, um jornalista investiga o passado dessa poeta e, assim, chega ao registro da história moderna de Angola.

Neste livro de José Eduardo Agualusa, os limites entre ficção e história são dissolvidos por meio de uma técnica sofisticada, de hábil enxadrista do gênero romanesco, em que se agrupam citações de periódicos, depoimentos, entrevistas, de modo a confundir os leitores quanto à autoria dos diversos textos: ficção ou realidade?

Estação das chuvas é um dos romances mais aclamados de José Eduardo Agualusa, escritor que recebeu, em 2007, o Prêmio de Ficção Estrangeira do jornal britânico The Independent e que vai se afirmando como um dos principais nomes da literatura do continente africano.

Sobre o autor

José Eduardo Agualusa nasceu na cidade de Huambo, em Angola, a 13 de dezembro de 1960. Estudou Agronomia e Silvicultura em Lisboa. Escreveu, entre outros romances, Nação crioula (1998), O ano em que Zumbi tomou o Rio (2002), O vendedor de passados (2004) e As mulheres do meu pai (2007). Seus livros estão traduzidos para o alemão, bengali, catalão, dinamarquês, espanhol, francês, holandês, inglês, italiano e sueco.