Cão de cabelo, Mauro Sta. Cecília

29.06.2012 - Livro

O compositor do sucesso “Por você”, do Barão Vermelho, conta a história do favelado que vê sua música se tornar o maior hit do país e conhece os dois lados da fama

Sobre o livro

Cão de cabelo é o primeiro romance de Mauro Sta. Cecília. Nele, o escritor, letrista e poeta mescla realidade com ficção, riqueza e pobreza para criar uma narrativa com muitas  lembranças, ensinamentos e sentimentos, num cenário que retrata os dois lados da fama.

É com a história de Leonídio Costa, o Lelo, que Mauro nos mostra como o dinheiro e a fama podem levar um homem do céu ao inferno. Menino pobre, tímido, humilde, morador da favela do Tamandaré, no Rio de Janeiro, Lelo compõe, com seu amigo Beto Cavalo, a música romântico-brega A chave do teu coração. Aí se inicia um ciclo. Depois de mostrá-la a Quincas Espírito Santo, amigo da época do colégio que virou um grande cantor, Lelo consegue que a canção seja gravada por Quincas e a torna o maior sucesso de todos os tempos. Dinheiro. Fama.

“O que pode arruinar mais completamente um homem? Mulheres? Bebida? Uma ambição desvairada? Cocaína? Maldade? Burrice? Mau-caratismo? Tudo isso junto? Vai saber.” Lelo volta à sua infância, descreve as lembranças, as dificuldades, a família e mostra a nova vida, o sucesso com a música, o dinheiro, as conquistas e também o deslumbramento, as loucuras, o preconceito, o sexo, as drogas e as burradas que o levam a sua própria destruição.

Lelo entra para um novo mundo que o assusta, ao qual ele não pertence, se deixa dominar e acaba se perdendo. A experiência de Sta. Cecília com a música dá à história inventada autoridade e propriedade, tornando-a muito real.

Sobre o autor

Mauro Sta. Cecília nasceu no Rio de Janeiro, em 1962. Formou-se em Direito, cursou mestrado em Literatura Brasileira e trabalhou no Consulado Geral do Japão (RJ). É poeta, vencedor do Prêmio Literário Stanislaw Ponte Preta 94 (Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro) e autor de A todo o transe (Rio de Janeiro: 7Letras, 1997) e Olho frenético (Rio de Janeiro: Aeroplano, 2005). É também letrista, parceiro de Frejat e do Barão Vermelho, entre outros nomes, co-autor de músicas como Por você, Amor pra recomeçar e Sobre nós dois e o resto do mundo. Escreveu a peça O rei dos escombros, com Ricardo Petraglia e Ana Paula Maia. Cão de cabelo é seu primeiro romance.