As 3 vidas, de João Tordo

02.07.2012 - Livro

Romance vencedor do Prêmio Literário José Saramago em 2009

é publicado no Brasil pela Língua Geral

Sobre o livro

Que segredos cercam a vida de António Augusto Millhouse Pascal, um velho senhor que se esconde do mundo num casarão de província, acompanhado de três netos insolentes, um jardineiro soturno e um rol de clientes tão abastados e influentes quanto perigosos e loucos? São estes mistérios que o narrador — um rapaz de família modesta — procurará desvendar durante mais de um quarto de século, não podendo adivinhar que o emprego que lhe é oferecido por aquela estranha personagem virá a se tornar uma obsessão que acabará consumindo a sua própria vida.

Passando pelo Alentejo, por Lisboa e por Nova Iorque em plenos anos 80, e cruzando a história sangrenta do século XX com a das personagens, As três vidas é, simultaneamente, uma viagem de autodescoberta através do “outro” e a história da paixão do narrador por Camila, a neta mais velha de Millhouse Pascal, e do destino secreto que a aguarda; que estará, tal como o do avô, inexoravelmente ligado à sorte de um mundo que ameaça, a qualquer momento, resvalar da corda bamba em que se sustenta.

 

Vencedor do Prêmio Literário José Saramago 2009

“O prêmio Saramago merece este criador. E João Tordo faz jus pleno

a um prêmio que leva a notável chancela de Saramago.”

Nélida Piñon

 

“Uma das melhores vozes da ficção portuguesa.”

Francisco José Viegas

Sobre o autor

João Tordo nasceu em Lisboa em 1975. Formou-se em filosofia e estudou jornalismo e escrita criativa em Londres e Nova Iorque. Trabalha como roteirista e publicou dois romances, O livro dos homens sem luz (2004) e Hotel Memória (2007), ambos bem recebidos pela crítica. O presente romance recebeu o Prêmio Literário José Saramago da Fundação Círculo de Leitores em 2009. João Tordo mantém um blog em joaotordo.blogs.sapo.pt.

As três vidas

Autor: João Tordo