O Brasil, o povo e o poder

Em O Brasil, o povo e o poder, Miguel Arraes, como de costume, não fugiu do combate nem escondeu as suas armas: por meio de uma sintaxe clara, direta, que despreza qualquer tipo de obscurantismo intelectual ou verborragia oratória, refletiu sobre a formação histórico-política de nosso povo e de nosso país.

Assim como na revolução que ele comandou em Pernambuco, nos anos 1960, Miguel Arraes substituiu a violência das oligarquias canavieiras pela palavra e pela ação pacífica de uma liderança avançada e moderna, estimulando o povo a integrar-se a um desejo coletivo de transformação econômica, política e social. Palavra e ação sempre foram, aliás, os dois instrumentos através dos quais ele comandou diversas campanhas para atacar desigualdades sociais e explorações que remetiam ao início da colonização deste país.

Escrito durante o exílio de Miguel Arraes e publicado em 1968, O Brasil, o povo e o poder ganha uma nova edição, que integra a coleção Língua de Fogo, da Editora Língua Geral. De algum modo, como ele próprio escreveu, o “exílio é uma medida extrema: recorre-se a ele para se continuar fiel aos compromissos feitos com o povo e torná-los mais profundos”, este livro é resultado de um mergulho nas questões que atrasavam o país e também uma forma de Miguel Arraes permanecer no lado de dentro de sua pátria.

Há, nesse sentido, um peso ético na criação desta obra: inicia-se com o passado histórico do Brasil para que cada um dos leitores, mediante a conscientização, conquiste um futuro mais justo e promissor.

Gênero: Ficção
Dimensão: 16 x 23 cm
ISBN: 978-85-60160-22-8
Número de páginas: 250
Preço: R$ 35,00